Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

26/10/2021

O momento de entrevista, depois que a candidatura é feita, os testes são realizados e você avança no processo seletivo, é o seu momento de brilhar. De levar para a empresa informações sobre vocês que ainda podem não ter sido aproveitadas e deixar as empresas encantadas e com a garantia de que você é a pessoa certa para a posição.

Porém, mesmo o tempo de uma entrevista de emprego é extremamente limitado. Por isso, é importante chegarmos lá com o nosso preparo em dia. E é por isso que hoje vamos dar dicas para se dar bem nas suas entrevistas de emprego.

Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

1. A preparação começa na candidatura

A preparação para uma entrevista de emprego é algo que já começa lá na fase de candidatura. Aqui, enquanto buscamos as vagas tão sonhadas, é comum tirarmos os pés do chão e realizarmos candidaturas em vagas e empresas que não combinam com a gente. E esse é um fator que tende a aparecer durante as entrevistas: "o quanto você combina com a empresa e com a posição?".

Por isso, vale a pena investir alguns minutinhos avaliando se realmente estamos prontos para aquela posição e se temos valores parecidos com os da empresa. Essa avaliação e pesquisa tendem a fazer com que as nossas candidaturas sejam mais direcionadas. Assim, economizamos o nosso tempo e, por consequência, conseguimos nos candidatar em mais oportunidades e participar de mais entrevistas que fazem sentido para a gente!

2. A confiança faz diferença

Segundo descobertas da ciência, quem se sente confiante em uma entrevista de emprego costuma ter melhor desempenho. Destaca a revista Time sobre o assunto.

Ainda segundo a matéria e a pesquisadora Amy Cuddy, uma forma simples de ter uma postura confiante na hora da entrevista é por meio do preparo. Parar 5 minutos antes da entrevista, relembrar os principais pontos que você quer destacar sobre você e refletir sobre eles, ou até mesmo falar de frente para um espelho, caso você esteja em um ambiente que permita isso, são formas de aumentar a sua confiança.

Outra dica importante é prestar atenção à postura. O nervosismo de uma apresentação tende a nos deixar tensos. Um simples alongamento básico, girando o pescoço e relaxando os ombros já pode fazer muita diferença na hora de mantermos à postura e nos mostrarmos confiantes!

3. Carreira em etapas para estruturar a conversa com o recrutador

Estruture a parte da carreira onde teve aprendizado, em seguida veja onde começa a etapa de utilização das ferramentas aprendidas, que é seguida pela fase de desenvolvimento das ferramentas de liderança e por fim pela etapa de aplicação das habilidades de liderança.

Reflita sobre as suas atividades exercidas. Em cada uma das fases da sua carreira, esteja pronto para relacionar com os eventos transcorridos.

5. Pesquise sobre a empresa e o cargo

Saber o que se espera do profissional que ocupe aquela posição é essencial para ter “ ponta da língua” a razão pela qual você pode ser a pessoa certa para o cargo. É importante para você saber responder porque quer mesmo trabalhar lá, pois quanto mais informação o profissional puder ter melhor porque é um processo de escolha mútua.

6. Estude as perguntas mais comuns

Algumas questões estarão presentes em todas as seleções. Por isso, a dica para mandar bem na entrevista de emprego é estudá-las com antecedência e dedicação:

  • Por que você se interessa em trabalhar na empresa?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Do que você mais se orgulha? / Quais são suas maiores conquistas?
  • Onde quer estar em 5 anos?

E aí, curtiu este conteúdo? Que tal acessar o Kenoby Empregos para encontrar a vaga certa para você?

Siga o Kenoby Empregos no Instagram e participe do nosso grupo no Telegram para receber vagas diretamente no seu celular!