5 perguntas de entrevista de emprego e seus objetivos

26/10/2021

Buscar vagas, sejam elas para um primeiro emprego, recolocação ou troca de empresa, costuma ser uma atividade que começa com um grande momento de pesquisa e candidatura e se encerra na hora das entrevistas e da contratação.

E, normalmente, existem perguntas que já são marcas registradas em processos seletivos por causa da frequência que elas acontecem.

Apesar de muitas parecerem simples e que “basta dizer o que a pessoa recrutadora quer ouvir”, a realidade não é bem assim. Por isso, hoje vamos falar sobre 5 perguntas de entrevista de emprego e seus objetivos também! Bora lá?

Quais você considera seus pontos fortes?

Essa daqui é clássica. Está presente em muitas entrevistas e nem sempre é bem interpretada.

Apesar de, num primeiro momento, pensarmos em pontos fortes que a pessoa recrutadora gostaria de ouvir, como: “eu sempre visto a camisa da empresa”, ou “sou uma pessoa extremamente proativa”, esse é o momento de termos os pés no chão!

Comunicação, raciocínio lógico, pensamento criativo, capacidade de priorizar atividades caso precise escolher o que vai e o que não vai ser feito. Todos esses são exemplos de habilidades que podem ser consideradas “pontos fortes”.

Aqui, o importante é sermos específicos e trazermos exemplos, como: “Me considero uma pessoa extremamente comunicativa. No meu último emprego, tive uma experiência em que dois líderes de áreas diferentes estavam com um problema em comum, mas não conseguiam se entender para resolver. Então, trouxe a proposta de analisarmos este problema de outra forma e, juntos, conseguimos resolver o problema”.

Quais você considera seus pontos fracos?

“Eu me acho muito perfeccionista. Tanto que considero um ponto fraco” não engana você, nem a empresa e nem a pessoa recrutadora. Essa pergunta normalmente vem com o objetivo de avaliar a nossa auto-avaliação. E, assim como nos pontos fortes, exemplos caem bem!

“Tenho um problema de organização que sei que pode me atrapalhar. Por isso, estou lendo o livro X e buscando outras formas de aprender a me organizar”. Transparência e auto-avaliação são as chaves do sucesso. Não só para a entrevista, mas também para o nosso crescimento profissional e pessoal!

Onde você se vê em 5 anos?

Essa pode variar. Um, três, cinco, dez anos. Mas o seu objetivo se mantém o mesmo: avaliar suas expectativas profissionais e identificar se seus objetivos e os da empresa estão alinhados.

A transparência e o realismo aqui imperam, mas demandam preparo: você não conseguirá responder essa pergunta de maneira convincente se não souber aonde quer estar daqui determinado período de tempo.

E muito além da entrevista, essa reflexão pode te ajudar a construir o caminho que você quer trilhar, afinal, é muito mais fácil chegar em determinado lugar quando se sabe qual é este determinado lugar!

Como você lida com situações estressantes?

Apesar da pergunta ser bem objetiva, a resposta pode ser mais detalhada. Aqui, a pessoa recrutadora não quer só saber que você lida bem com essas situações, mas também espera exemplos que estejam de acordo com a sua resposta.

E, assim como na pergunta anterior, este é um questionamento difícil de ser respondido se você ainda não tiver refletido sobre ele. Por isso, vale a pena ter duas ou três lembranças de situações de estresse no trabalho em que, apesar do estresse, você conseguiu cumprir o esperado.

Aqui também tem espaço para falarmos mais sobre a nossa organização e como elas nos ajuda ou ajudou em alguma situações dessas. 

Me conta mais sobre você?

Esse é o seu momento de brilhar. E brilhar exige preparo. Nessa hora, não recite o seu currículo e nem foque em todas as suas experiências. Tenha em mente três ou quatro situações que ajudem a pessoa recrutadora a te conhecer.

Essas situações não precisam ser todas profissionais. É interessante que a maioria seja, quando possível. E essa é uma pergunta que permite que você faça a conexão de como essas experiências que transparecem quem você é, também reforçam o seu preparo para a posição.

Conclusão

Participar de processos seletivos nem sempre é fácil, mas saber responder essas 5 perguntas de emprego de maneira coerente vão te ajudar a sair da entrevista mais confiante e com mais chances.

Agora que você já sabe, que tal acessar o Kenoby Empregos para encontrar a vaga ideal para você?

Se você gostou deste conteúdo, siga o Kenoby Empregos no Instagram e participe do nosso grupo no Telegram para receber vagas diretamente no seu celular!